22 de fev. de 2012

Revolução dos Bichos


Baseado na obra de George Orwell de mesmo nome, o filme satiriza a Revolução Russa nos moldes como aconteceu, principalmente o regime que se seguiu a ela.
De acordo com Helena Sut " “A revolução dos bichos” é um texto que, a princípio, parece visionário, mas, em poucos capítulos, identificamos os acontecimentos históricos na sátira elaborada pelo grande escritor. George Orwell conseguiu interpretar a realidade com lucidez e quis alardear suas percepções sobre os movimentos sociais, o poder e os indivíduos."
A obra substitui animais por personagens reais da História da revolução. Estes foram facilmente identificados no contexto da época, o que gerou inúmeras críticas e até adiamento da publicação.
"Major (Lenin); Napoleão (Stalin); Bola-de-neve (Trotsky); as ovelhas, que repetem sem consciência os lemas; os cavalos com seus tapa-olhos que só conseguem olhar para o trabalho; as galinhas que se perdem na dispersão; o burro empacado em suas verdades; os cães fiéis à guarda de seus donos... Todos personagens históricos, escravos da própria revolução, prisioneiros dos sonhos depauperados..."


Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/resenhas/2369

0 comentários:

Postar um comentário