20 de mai. de 2009

CIÊNCIAS HUMANAS NO NOVO ENEM



No novo ENEM, na área de ciências humanas e suas tecnologias, que engloba Geografia e história, os conteúdos estão divididos em: diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, movimentos sociais, pensamento político e ação do estado, caracteristicas e transformações das estruturas produtivas, os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente e representação espacial.
Esses temas ainda possuem subdivisões, conteúdos mais específicos, como a História Cultural dos povos Africanos.
FIQUEM ATENTOS:
- O formato das questões não devem mudar. Deverão continuar exigindo a análise de gráficos e imagens e continuarão sendo interpretativas e interdisciplinares.
O que muda são os conteúdos específicos, que os alunos terão que saber para interpretar esses textos, gráficos e imagens.
-Quanto ao conteúdo específico da História dos Povos Africanos, a exigência deverá ser em questões relacionadas ao período da escravidão no Brasil e a influência da cultura africana em nossa sociedade.
- Podem ser pedidas na prova, questões sobre Sociologia e Filosofia, que já fazem parte da grade curricular do Ensino Médio. Essas disciplinas poderão ser cobradas através de textos filosóficos ou numa abordagem sociológica em uma questão que envolva história.
DICAS:
- Use jornais e revistas para analisar gráficos e imagens;
- NUNCA decore a matéria. ENTENDA-A.
- Contextualize os fatos históricos.
- Dê atençaõ ao estudo das questão ambientais e sustentabilidade.
- Aprenda a "ler" mapas.
- Assista filmes sobre os acontecimentos históricos, sempre questionando os fatos mostrados, procure saber se são verídicos ou não.

ESTUDE SEMPREEEE!!!BOA SORTE!

0 comentários:

Postar um comentário